Octopress: Começando a Criar O Tema Do Blog

, frameworks ( css, html, javascript )

Quando comecei a ideia do blog já tinha em mente criar um tema para poder disponibilizar e com o Octopress é lindo de fazer isso. Além do tema, pensei em disponibilizar tudo que fosse criando no blog, neste post vou mostrar como criei o tema e como estou usando ele aqui.

Sobre o Octopress

Octopress é um framework por cima do Jekyll, que é um gerador de páginas estáticas em Ruby, que resumindo, permite a criação de um blog somente com HTML, CSS, e Javascript. O que o octopress faz é auxiliar (basicamente por rake tasks) nas tarefas de criar novos posts, páginas e principalmente fazer deploy. Criar um blog com octopress é muito simples, basta seguir os passos da documentação do site que é sucesso.

Aqui no blog estou usando o github pages como “hospedagem” e o próprio octopress tem uma task para fazer deploy lá.

Criando um tema para Octopress

Vamos logo ao assunto principal, né?! Criar um tema no octopress é relativamente simples, mas é claro, se você quiser disponibilizar de maneira legal de usar (que é o ideal) a história muda, mas não muito. É o que eu estou começando a fazer com o tema aqui do blog.

Criar o tema em si é bem simples, da para usar o tema classic (que é o default) como base e editar os arquivos das pastas sass e source. Quando finalizar o tema, o ideal é colocar essas duas pastas em .theme/nome_do_tema para poder, de fato, instalá-lo no seu blog com os comandos rake install[nome_do_tema] e rake generate. Com o próprio exemplo do tema padrão da pra aprender e qualquer coisa é só olhar as docs do liquid, a “markup language”, usada no Jekyll.

Simples, né?

EMD Theme

EMD Theme é o nome que dei ao tema do blog, o design é inspirado no Medium e os PDS’s estão em um repositório separado.

Já o tema está aqui e para instalar existe alguns passos a mais que o normal, mas pretendo organizar ainda.

O tema foi pensado para ser focado no texto, sem muita coisa. Tem o básico para entregar o conteúdo com qualidade de leitura.

A graça de fazer o tema é ele ser usado em outros blogs, o que - por enquanto - não é 100% indicado, pois estou criando muitas coisas novas nele em pouco tempo e também organizando tudo. Mas quem quiser, já pode dar palpites e principalmente ajudar. É só criar um pull request. :)

Ainda falta bastante coisa que eu quero adicionar e junto com o tema algumas rakes tasks e configurações no Octopress.

Vou falar mais sobre Octopress e Jekyll e deixar o tema completo para uso.

Abraços!

Comentários: